Declarações foram dadas nesta quinta-feira

Declarações foram dadas nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (15), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse que “a única maneira” de desbloquear as negociações de paz na Ucrânia seria com uma reunião entre o presidente americano, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin.
Em declarações à imprensa turca, o chefe da diplomacia americana disse não ter “expectativas muito altas” para as negociações em Istambul, esvaziadas pela ausência de Putin, Trump, e do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
– Francamente, está claro que a única maneira de desbloquear essa situação seria com uma conversa entre o presidente Trump e o presidente Putin. Isso exigiria um engajamento nesse nível. Não espero nada produtivo até que haja uma conversa franca e direta; o presidente Trump está disposto a fazer isso – explicou Rubio.
Ucrânia e Rússia se comprometeram a enviar delegações a Istambul para iniciar sua primeira rodada de contatos diretos em três anos nas próximas horas, com o objetivo de negociar o fim da guerra.
Zelensky havia condicionado sua presença a um encontro pessoal com Putin, mas este descartou viajar para Istambul.
Marco Rubio, que está na Turquia para se encontrar com as partes, expressou seu aborrecimento pelo fato de ainda não estar claro se ucranianos e russos se encontrarão.
– Não vamos persegui-los pelo mundo. Viemos porque nos disseram que haveria uma interação direta entre Rússia e Ucrânia, mas não foi o que aconteceu. Veremos se isso muda amanhã – acrescentou.
Trump, que atualmente está viajando pelos países do Golfo Pérsico, levantou a possibilidade de voar para Istambul para avançar nas negociações de paz, mas isso não se concretizou.
Com informações da Agência EFE