Países reduzirão dramaticamente as taxas recíprocas aplicadas recentemente

Países reduzirão dramaticamente as taxas recíprocas aplicadas recentemente
As reduções tarifárias recíprocas pactuadas entre China e Estados Unidos entrarão em vigor na próxima quarta-feira (14), segundo o acordo alcançado pelas duas potências durante as negociações realizadas neste final de semana em Genebra, na Suíça.
Pequim e Washington anunciaram em uma declaração conjunta nesta segunda (12) que a China reduzirá as tarifas sobre produtos dos EUA de 125% para 10% nos próximos 90 dias, e os EUA farão o mesmo, de 145% para 30%, para produtos chineses, como parte dos termos acordados para conter a nova guerra comercial que eclodiu este ano.
A redução significativa de impostos é o aspecto mais notável deste acordo, que foi elogiado pelos governos dos dois países, e inclui também a criação de um mecanismo de consulta permanente.
A guerra comercial entre as duas potências se intensificou em abril com a imposição de novas tarifas recíprocas, que elevaram as taxas a níveis sem precedentes: 145% para produtos chineses e 125% para produtos americanos. A reunião de Genebra, realizada ao longo dos dias 10 e 11 de maio, foi a primeira reaproximação formal desde aquela escalada.