O caso aconteceu diante de testes de tipagem sanguínea para aula experimental de Ciências
O caso aconteceu diante de testes de tipagem sanguínea para aula experimental de Ciências
Cerca de 44 alunos de uma escola pública de Laranja da Terra, na região Serrana do Espírito Santo, foram levados ao hospital após um professor reutilizar a mesma agulha em todos os adolescentes durante testes de tipagem sanguínea. O caso ocorreu na última sexta-feira (15), durante uma aula de química para estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio.
A Secretaria de Educação (Sedu) informou, por meio de nota, que os alunos estão bem e frequentando as aulas normalmente. Todos passaram por testes rápidos para detecção de doenças, que resultaram negativos. Além disso, na manhã desta terça-feira (18), os estudantes realizaram exames complementares para verificar a imunidade contra hepatite B e C.
O episódio aconteceu durante uma aula de Práticas Experimentais com Ciências, ministrada pelo professor de química, sem a autorização da coordenação pedagógica, conforme informou a Sedu. Diante da situação, a secretaria afirmou que todas as medidas necessárias foram tomadas e que os alunos passarão por novos testes em 30 dias. “A escola também promoveu um encontro com pais e alunos, com a presença da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para prestar esclarecimentos”, acrescentou o órgão.
Diante da gravidade do ocorrido, o contrato do professor foi encerrado, e o caso foi encaminhado para a corregedoria da Sedu. A Prefeitura de Laranja da Terra, por meio do prefeito Joadir Lourenço (PSDB), declarou que o município está prestando assistência de saúde aos estudantes e os exames rápidos não detectaram nenhuma doença até o momento.
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) está investigando o caso por meio da delegacia do município. No momento, detalhes da investigação não foram divulgados.