Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para fazer a entrega da sua declaração no prazo

Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para fazer a entrega da sua declaração no prazo
A partir de 15 de março, todos os todos os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90, incluindo salário e rendas extras, em 2023 estão obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda.
Apesar da data final para entrega do IR será em 31 maio, sempre surge a pergunta: será que existe um período mais vantajoso para enviar o documento à Receita Federal?
Novidades no Imposto de Renda 2024
Veja mais novidades do Imposto de Renda para o ano de 2024.
Qual o prazo para declaração do imposto de renda?
O prazo para declarar o Imposto de Renda em 2024 será:
Sendo assim, a data limite para entrega do imposto de renda é o dia 31/05/2024. Caso ocorra alguma extensão do prazo atualizaremos a matéria.
Melhor enviar declaração no começo ou no fim do prazo?
O melhor é sempre declarar o mais cedo possível, isso porque esperar até o último minuto para declarar o Imposto de Renda, esperando uma restituição corrigida pela taxa Selic, trás riscos de ter problemas para enviar a declaração e diminuem sua rentabilidade já que existem outras formas de investir esse dinheiro com maior retorno.
Alessandro Azzoni, educador financeiro, diz que essa tática pode ser arriscada. Por exemplo, se você esquecer de enviar a declaração, ou se o banco usar automaticamente a restituição para cobrir um saldo negativo.
“Se você deve para o banco, melhor receber a restituição numa conta poupança, assim o banco não pega automaticamente. E cuidado com bancos oferecendo para antecipar a restituição. Os juros cobrados podem ser mais altos que o benefício da correção pela Selic. AconselhaAzzoni.
Não é só a ordem de entrega que decide quando você recebe a restituição. Erros na declaração podem atrasar tudo. Então, é importante preencher tudo com atenção. Ajudas, como de um contador ou serviços online, são boas para evitar erros e melhorar a restituição ou reduzir o que deve.
Azzoni também diz para não aceitar ofertas de bancos que querem antecipar sua restituição. “Isso nunca compensa. Eles cobram juros altos sobre um valor que já seria corrigido pela Selic.”
Mesmo quem entrega cedo pode pegar o último lote de restituição, então preste muita atenção ao preencher. Ter a ajuda de um especialista pode evitar erros e atrasos. Algumas universidades até oferecem ajuda gratuita com isso.
“Sempre busque ajuda. Um errozinho já pode te colocar na malha fina,” diz Azzoni. “Às vezes achamos que estamos fazendo tudo certo, mas um profissional pode aumentar sua restituição ou até zerar o que você deve à Receita.”
Agora que você já sabe o prazo de declaração do Imposto de Renda, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.