Você já percebeu como algumas pessoas sentem o cheiro de gasolina e parecem quase satisfeitas? Talvez você seja uma dessas pessoas, secretamente gostando daquele odor pungente, doce e químico. Vamos esclarecer uma coisa — se você gosta, definitivamente não está sozinho.
A gasolina é uma mistura de vários ingredientes como descongelantes, lubrificantes, agentes anti-corrosão, e centenas de compostos químicos chamados hidrocarbonetos. Entre eles, temos butano, pentano, isopentano e os notórios compostos BTEX: benzeno, etilbenzeno, tolueno e xileno. A estrela deste show aromático? Benzeno. É o composto que dá à gasolina aquele cheiro distinto, e aqui está o porquê de ser tão cativante.
O benzeno é adicionado à gasolina para aumentar os níveis de octanagem, melhorando o desempenho do motor e a eficiência do combustível. Com um cheiro naturalmente doce, o benzeno é potente o suficiente para que o nariz humano o detecte com apenas 1 parte por milhão no ar. Além disso, ele evapora rapidamente, então, se você derramar um pouco, vai sentir o cheiro imediatamente.