Objetivo, segundo presidente do instituto, é “ressaltar a posição atual de liderança do Brasil”

Objetivo, segundo presidente do instituto, é “ressaltar a posição atual de liderança do Brasil”
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou um modelo de mapa-múndi invertido, que traz o Brasil no centro, e o sul global na parte superior. De acordo com o presidente da entidade, Marcio Pochmann, o objetivo é “ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais”.
– O IBGE lançou um novo mapa-múndi com o Brasil no centro, contendo o sul na parte superior do mapa, também identificado por mapa invertido. A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP30 [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas] no ano de 2025 – escreveu em seu perfil no X.
Vale lembrar que em abril de 2024, o IBGE já havia divulgado um novo modelo do mapa global, também com o Brasil no centro, mas este não estava de ponta-cabeça. A versão se encontrava na 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, e foi criticada por trazer uma série de imprecisões sobre períodos geológicos e separação dos continentes. O IBGE se retratou por meio de uma errata.
Marcio Pochmann assumiu o IBGE em julho de 2023, tendo sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo informações do Poder360, ele tem sido alvo de críticas no AssIBGE (Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE) por “posturas autoritárias e desrespeito ao corpo técnico” e por supostamente ter aparelhado o instituto, promovendo uma gestão ideológica.