Aposentados e pensionistas podem verificar diretamente no extrato de pagamento, pelo site ou aplicativo Meu INSS

Aposentados e pensionistas podem verificar diretamente no extrato de pagamento, pelo site ou aplicativo Meu INSS
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem saber se tiveram desconto irregular de benefícios no extrato de pagamento. Segundo o instituto, 4,1 milhões de segurados podem ter tido desvios indevidos por meio de associações e sindicatos.
Para saber, basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clicar em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Depois, escolher o mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
O governo federal vai definir como será a devolução do desconto indevido. A AGU (Advocacia-Geral da União) realiza na tarde desta sexta-feira (2) uma reunião para debater o ressarcimento de aposentados vítimas das fraudes que somam R$ 6,3 bilhões no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Operação
Os descontos de mensalidades de sindicatos e associações em aposentadorias e pensões foram suspensos pelo governo federal, após a PF (Polícia Federal) e a GCU (Controladoria-Geral da União) deflagrarem a “Operação Sem Desconto” no final de abril.
Um suposto “esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas” teria descontado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, deixou o cargo, após repercussão do caso. Novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, assumiu nesta semana.
Como identificar o desconto irregular