“Parabéns a ambos os países pelo bom senso e grande inteligência”, disse o presidente dos EUA

“Parabéns a ambos os países pelo bom senso e grande inteligência”, disse o presidente dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Índia e Paquistão concordaram com um cessar-fogo “total e imediato” mediado pelo governo norte-americano.
– Após uma longa noite de conversas mediadas pelos EUA, tenho o prazer de anunciar que Índia e Paquistão concordaram com um CESSAR-FOGO TOTAL E IMEDIATO. Parabéns a ambos os países pelo bom senso e grande inteligência. Obrigado pela atenção a esse assunto! – disse Trump em uma postagem em sua rede social Truth Social.
Os EUA disseram várias vezes que estavam monitorando de perto o novo conflito entre Índia e Paquistão, que começou em 22 de abril após um ataque terrorista na parte da região da Caxemira que integra o território indiano matar 26 pessoas.
O governo da Índia culpou o Paquistão por esse ataque, e ONU e EUA fizeram apelos por calma e contenção aos dois países.
A escalada aumentou significativamente depois que a Índia bombardeou supostas bases terroristas no Paquistão na última quarta-feira (7), um incidente no qual 31 pessoas foram mortas, de acordo com Islamabad, que alegou que as áreas atacadas eram civis.
Trump então se ofereceu no mesmo dia para conseguir uma solução que interrompesse a escalada do conflito.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, informou na rede social X que ele e o vice-presidente americano, J.D. Vance, estiveram em contato nas últimas 48 horas “com autoridades indianas e paquistanesas”, incluindo os primeiros-ministros de ambos os países.
Minutos após o anúncio de Trump, o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Ishaq Dar, confirmou que Paquistão e Índia “concordaram com um cessar-fogo com efeito imediato”.
O secretário de Relações Exteriores, Vikram Misri, anunciou quase simultaneamente que as partes “suspenderiam todos os disparos e ações militares em terra, ar e mar a partir das 17h (8h30 de Brasília)”.
– Foram dadas instruções a ambos os lados hoje para que esse acordo entre em vigor – disse ele, sem mencionar a mediação dos EUA.
Ao menos 98 pessoas foram mortas durante a escalada atual, que representa a pior crise entre os dois vizinhos – que possuem armas nucleares – desde a guerra de Kargil, em 1999.
Índia e Paquistão estão envolvidos em um confronto histórico sobre a soberania da região da Caxemira desde que os dois países se tornaram independentes do Império Britânico em 1947.