NotíciasPolícia

Adolescente de 15 anos é baleado e morto após ter celular roubado

Latrocínio ocorreu na Zona Leste de São Paulo

Um adolescente de 15 anos morreu na madrugada deste domingo (4), após ser baleado durante um assalto no bairro Itaim Paulista, Zona Leste da capital. O caso foi registrado como latrocínio.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o jovem e seu primo foram abordados por dois homens em uma motocicleta, que anunciaram o assalto.

A vítima deixou o celular cair, e um dos criminosos efetuou um disparo que o atingiu. Em seguida, os criminosos fugiram. Ele foi socorrido por familiares à UPA Atualpa Girão Rabelo, mas não resistiu aos ferimentos.

Imagens feitas por câmeras de monitoramento da rua mostram o adolescente caminhando, quando dois homens na motocicleta se aproximaram. A ação é rápida e dura menos de 10 segundos.

Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o número de latrocínios diminuiu no primeiro trimestre deste ano na capital na comparação com o mesmo período do ano passado.

Foram 13 casos do tipo em 2025, 27,7% a menos que o registrado no mesmo período de 2024. Algumas destas ocorrência, no entanto, tiveram alta repercussão pelo grau de violência adotado pelos criminosos.

O delegado Josenildo Belarmino foi assassinado na Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, em janeiro. Ele foi abordado na parte da manhã, quando estava de folga, e foi atingido por quatro disparos. Ele teve a arma e o celular levados.

O ciclista Vitor Medrado foi baleado e morto na frente do Parque do Povo, em fevereiro. Eles estava na calçada, montado na bicicleta, quando um dos criminosos chegou atirando à queima roupa.