BrasilCuriosidadesGoverno FederalMundoPolítica

Lula passou mais de três meses no exterior durante atual mandato

Levantamento aponta que foram 97 dias dedicados a agendas internacionais em 46 viagens

Desde o início de seu novo mandato, o esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já permaneceu fora do Brasil durante mais de três meses. Um levantamento feito pela CNN mostra que foram 97 dias em agendas oficiais no exterior, totalizando 46 viagens. Caso seja levado em conta os dias de deslocamento aéreo, o total chega a 126 dias fora do país.

No topo da lista de países mais visitados pelo petista está o Uruguai, onde o petista foi quatro vezes nos últimos dois anos. Em seguida vêm os Estados Unidos, com duas visitas.

A metodologia do levantamento considera que cada vez que Lula cruza uma fronteira é iniciada uma nova viagem internacional. Dessa forma, deslocamentos seguidos, como os da Rússia e China, são contabilizados separadamente.

A maioria dessas viagens — 25 delas — ocorreram no primeiro ano do atual mandato. À época, o presidente afirmava que era importante restaurar a imagem do Brasil perante a comunidade internacional.

Após críticas, o esquerdista prometeu concentrar-se mais compromissos internos a partir de 2024. No Brasil, foram 142 dias fora de Brasília em viagens por 23 estados, somando 120 compromissos.

São Paulo foi o destino mais comum (28 visitas), seguido pelo Rio de Janeiro (18) e pela Bahia (10). Acre, Rondônia e Tocantins ainda não receberam visitas do presidente nesta gestão.