Notícias

Enem 2025: saiba o que está confirmado e o que falta divulgar sobre as avaliações

Ministério da Educação já divulgou as datas da avaliação, mas o valor das inscrições ainda não foi informado

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Essa é uma das confirmações já feitas pelo Ministério da Educação, responsável pela organização do exame.

Porém, alguns detalhes ainda não foram divulgados aos interessados, como o valor da taxa de inscrição, as áreas de conhecimento avaliadas e as regras para os candidatos “treineiros” (veja mais informações abaixo).

Nesta segunda-feira (9), o governo divulga o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. Além disso, hoje também marca o início do prazo para apresentação de recursos.

Veja o que já se sabe sobre o Enem 2025

Informações confirmadas

  • As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro;
  • O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho;
  • As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante;
  • O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 22 de maio.

Informações ainda não divulgadas:

  • Áreas de conhecimento do ensino médio que serão avaliadas;
  • Normas para a participação dos candidatos “treineiros”;
  • Valor da taxa de inscrição e formas de pagamento (em 2024, a taxa foi de R$ 85).

Sobre o Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a prova para selecionar alunos. Os resultados podem ser adotados como critério único ou complementar nos processos seletivos, além de servirem como base para concessão de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que mantêm convênio com o Inep. Esses acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.