MundoNotíciasPolítica

China está muito interessada em ferrovias no Brasil, diz Tebet

Presidente Lula irá a Pequim no dia 12 de maio

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que a China está muito interessada em investir em projetos ferroviários no Brasil e, por isso, a expectativa é de que a viagem presidencial ao país asiático nos próximos dias renda “boas notícias”.

– A gente sabe que para ferrovia não existe dinheiro público suficiente. Com exceção da China ou talvez Estados Unidos, não existe dinheiro público suficiente para fazer ferrovia porque é muito caro – disse em entrevista à revista Carta Capital.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a Pequim em 12 e 13 de maio para uma visita de Estado e também para participar do IV Fórum China-CELAC. Para Tebet, é preciso aproveitar o “bom relacionamento” do petista com o governo chinês.

Sobre os efeitos da guerra comercial travada entre os Estados Unidos e a China, a ministra pontuou que o Brasil pode aproveitar oportunidades.

– Outros parceiros comerciais vão olhar para o Brasil e falar que ele também tem o que os Estados Unidos têm – disse Tebet, para quem o que irá qualificar a pauta exportadora do Brasil é o fortalecimento da indústria.