MundoNotíciasReligião

Fumaça preta se repete, e escolha de novo papa segue indefinida

Votação será retomada durante a tarde para tentar definir quem será o novo pontífice

Após as duas votações realizadas durante a manhã desta quinta-feira (8), no Vaticano, os cardeais eleitores do conclave ainda não escolheram quem será o novo papa da Igreja Católica. Com isso, a votação será retomada durante a tarde (horário local) para tentar definir o nome do pontífice que sucederá o papa Francisco.

Centenas de fiéis se direcionaram nesta quinta para a Praça de São Pedro, no Vaticano, à espera da segunda fumaça do conclave, e a primeira do dia, que saiu da chaminé da Capela Sistina após a fumaça preta da noite de quarta (7). O sinal era esperado para aparecer a partir das 12h30 (hora local, 7h30 de Brasília), mas foi adiantado e surgiu por volta das 11h50 (hora local, 6h50 de Brasília).

Em meio à espera pela fumaça branca, as autoridades italianas anunciaram o aumento das medidas de segurança em relação a quarta-feira, com uma maior presença de agentes e uma redistribuição do fluxo de pessoas pela praça. Apesar de tudo, a passagem da Via della Conciliazione, que permite aos peregrinos chegar e passar pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, permanece aberta.

O esquema atual é baseado no que foi implementado durante o funeral do papa Francisco em 26 de abril, com o objetivo de garantir concentrações sem incidentes em antecipação às esperadas rajadas de fumaça e à iminente, embora ainda indefinida, apresentação do novo pontífice.

A Prefeitura de Roma anunciou um plano de segurança que será adaptável aos níveis de aglomeração e aos momentos-chave do processo, e será ajustado conforme o andamento do conclave. As forças de segurança e a Gendarmaria do Vaticano participarão da mobilização, juntamente com a polícia de Roma e outras forças de segurança italianas, bem como equipes de Proteção Civil e de emergência sanitária.