EconomiaNotícias

Auxílio-gás pode ser usado para comprar outro produto?

Não existe nenhuma regra dentro do programa Auxílio-gás, e divulgada pela Caixa Econômica, que limite o uso do dinheiro. Na prática, a quantia deve ser usada para compra do botijão de gás a cada dois meses garantindo que a família tenha como preparar os alimentos.

Porém, como a quantia caí na conta do Caixa Tem o governo não consegue fiscalizar onde esse valor está sendo usado. O depósito é feito na conta pessoal do titular, e cabe a ele ter a responsabilidade de fazer bom uso da quantia.

É por isso que no ano passado o governo federal anunciou que estava preparando mudanças para o Auxílio-gás neste ano. Entre elas, a mudança de nome para Gás para Todos e a liberaçã de um voucher específico para compra de botijão nas distribuidoras.

Isso significa que ao invés de depositar a quantia na conta do cidadão, o governo daria um vale para troca por um gás de cozinha nas redes autorizadas. As mudanças, porém, não avançaram e o governo colocou outros assuntos como prioridade na pauta social.

Pagamento do Auxílio-gás em fevereiro de 2025

O primeiro pagamento do Auxílio-gás de 2025 começa a partir do dia 17. Os valores são repassados com base no último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do titular.

Cerca de cinco dias antes do início do calendário é possível consultar seus dados para verificar se vai receber o auxílio, basta fazer isso pelo App Caixa Tem na opção “Auxílio-gás”.

Outra opção é usar o App do Bolsa Família, ou até mesmo ligar para a Caixa Econômica informando seu CPF no telefone 111.

Número final do NIS Data de pagamento

1    17   de fevereiro
2    18  de fevereiro
3    19  de fevereiro
4    20  de fevereiro
5   21  de fevereiro
6    24  de fevereiro
7   25  de fevereiro
8  26  de fevereiro
9  27  de fevereiro
0  28  de fevereiro