NotíciasTecnologia e Ciência

Banco do Brasil lança Pix por aproximação em maquininhas da Cielo

O Banco do Brasil (BB), em parceria com a Cielo, deu os primeiros passos na implementação do Pix por aproximação. A partir desta sexta-feira (11), a função entra em fase piloto para um grupo selecionado de correntistas da instituição financeira, que poderão realizar compras com a modalidade ao encostar o celular em uma maquininha da Cielo.

Esta transação está disponível em estabelecimentos comerciais que foram previamente habilitados nas cidades de Brasília e São Paulo.

Após o período inicial de teste, o Banco do Brasil planeja expandir o serviço até novembro deste ano para todos os seus clientes pessoa física que possuírem o aplicativo atualizado em dispositivos com sistema operacional Android.

Com essa atualização, será possível efetuar pagamentos via Pix por aproximação nas maquininhas modelo LIO On da Cielo. Para outros modelos de maquininhas, a expectativa é que a funcionalidade seja liberada em dezembro.

Essa iniciativa antecipa a determinação do Banco Central, que prevê a implementação desse recurso a partir de fevereiro de 2025. Outros bancos, como o Itaú, também habilitaram essa ferramenta no mês de outubro.

Como funciona o Pix por aproximação do BB

Em pagamentos de até R$ 200,00, os usuários precisam abrir o App BB, selecionar a opção “Pix por aproximação” e realizar a autenticação biométrica ou digitar a senha do login do aplicativo.

Já para valores acima de R$ 200,00 será preciso digitar a senha de transações, a mesma que é utilizada na realização do Pix tradicional.

“Para garantir a segurança da transação, os pagamentos por aproximação também contam com uma robusta camada de segurança e mecanismos antifraude”, informa o BB.